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Esclareça suas dúvidas sobre o
mundo digital

O marketing digital compreende as ações e ferramentas que interagem com as pessoas e seus interesses através dos diversos canais digitais existentes, sejam eles sites, blogs, redes sociais, e-mails; enfim, tudo que se faz de estratégico (ações articuladas que visam resultados coerentes) e que está conectado com o mundo da internet.

Sim, ter um site (ou ao menos um blog) é fundamental para iniciar qualquer trabalho de marketing digital. Você precisa de um domínio (aquele endereço da barrinha que começa com www) para empreender ações de sucesso no futuro, ainda que comece de forma tímida e com baixos recursos. Mas dependendo do tipo do site, o investimento feito para desenvolvê-lo pode ser dinheiro desperdiçado. Na hora de criar ou remodelar seu site, fique atento aos botões de interação (chamados CTA ou Call to Action) nos quais as pessoas podem clicar e navegar com maior dinamismo pelos conteúdos de seu interesse. E não se esqueça que um site estático, sem nenhum tipo de atualização ou interação, não gera visitas recorrentes, e portanto, não será uma boa ferramenta para desenvolver sua estratégia.

Muitos achavam que ele tinha morrido, mas o blog está presente em todo site de sucesso e é ele o responsável pela geração de conteúdo dinâmico (seja em forma de artigos, notícias, cases ou outras). O principal diferencial neste mundo digital é o conteúdo que você oferece. Ter uma estética agradável e bem pensada, proporcionará ao seu visitante uma experiência mais agradável. Porém, se seu conteúdo for mal feito ou inexistente, não haverá visitantes em seus canais. Se você não dispõe de recursos para ter um site completo, comece apenas com o blog.

Isso pode ocorrer por muitos motivos. Entre os principais estão: algum bloqueio que impede os mecanismos de busca de encontrá-lo; o seu conteúdo não ser relevante ou não ser otimizado para a busca desejada; o seu domínio (site) pode ter recebido uma punição por más práticas realizadas anteriormente. Tudo isso pode ser resolvido com um trabalho de SEO.

SEO ou Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca)

é o conjunto de técnicas e estratégias para otimização de sites, que aumentam os acessos, melhorando seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google. Essas técnicas estão relacionadas a uma boa experiência do usuário e não é possível bancar o “espertinho” para subir no ranqueamento.

Apesar de muitos decretarem a falência do e-mail, ele continua mais vivo do que nunca, especialmente quando se trata de manter um relacionamento personalizado, informando seu público a respeito de assuntos relevantes para ele. Sua caixa de e-mail é pessoal e fala diretamente com você. O que você recebe ali fica registrado, e tem uma importância diferente do que lemos e recebemos enquanto navegamos pela internet em sites diversos ou redes sociais. Nutrir seus contatos com conteúdo de interessante deles através dos e-mails é a chave para um bom e duradouro relacionamento no mundo digital.

Inbound é um termo para falar do marketing de atração, uma tendência para criação de estratégias de marketing digital, que não expõe o público às tradicionais interrupções publicitárias (intervalo na programação, placa de rua no meio da paisagem, anúncio no meio da leitura do jornal, e-mail com ofertas indesejadas, banners sobre produtos que não lhe interessam enquanto você visita um site, etc). O inbound marketing utiliza dados e informações dos leads (contatos) para oferecer conteúdos relevantes, de acordo com aquilo que buscam e consomem na internet, segmentando ações que respeitam o interesse do público, e por isso, tem maior efetividade.

Depende de onde está seu público e quais são seus objetivos. Cada rede social possui um perfil de postagens, um estilo de conversa e de validação. Descubra qual sua maior necessidade de comunicação com as pessoas e depois defina as ferramentas digitais mais adequadas. A única coisa que não é bacana é considerar todos os canais iguais e se limitar apenas a replicar o mesmo conteúdo em todas elas. Tenha uma estratégia diferente para cada rede social em que você está inserido. E não se esqueça de prever uma verba para anúncios, pois o alcance orgânico é muito baixo.

Você é especialista no seu negócio e ninguém entende melhor dele do que você. Um dos motivos para ter uma agência trabalhando para você é contar com a ajuda de um (na verdade muitos!) especialista no assunto e otimizar seus recursos para obter melhores resultados. Apesar de existirem muitas ferramentas gratuitas de marketing digital, o sucesso da sua estratégia não se dará pelo volume de ações, mas sim pela inteligência e conhecimento aplicados em todas elas.

Não se preocupe, quase todo mundo começa pequeno. E nós acreditamos que vale a pena construir uma parceria com quem está começando e quer chegar mais longe com as ferramentas disponíveis no marketing digital. Por isso, lançamos um plano para apoiar pequenos empreendedores em seus primeiros passos no mundo digital. Conheça o nosso plano APRENDER e veja como é possível organizar as primeiras ações com um baixo investimento.

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